Bem-vindo ao Centro Clínico Raio Som

(51) 3484.4000 07:10 - 19:00 (Seg-Sex) 08:00 - 12:00 (Sáb)

Densitometria Óssea

   A densitometria óssea é um exame de radiologia que possui qualidade e precisão para avaliar a densidade dos ossos. Os resultados obtidos nos exames são comparados com um grande banco de dados de padrões clínicos para idade, cor e sexo de cada paciente.

   A densitometria óssea é utilizada para diagnosticar quadros de osteopenia ou de osteoporose, doenças nas quais a densidade e a quantidade minerais ósseas são baixas, aumentando o risco de fraturas.

   A osteopenia é uma afecção óssea na qual os ossos perdem estes minerais e têm menor densidade, o que os torna mais frágeis. Quando a perda óssea é grave, a afecção se chama osteoporose.

   Os objetivos do exame são: Avaliar o grau de osteoporose; Indicar a probabilidade de fratura; Possibilitar a obtenção da curva de perda óssea através do tempo (quando a avaliação é feita periodicamente); Auxiliar no tratamento médico.

   O exame está indicado em mulheres em fase de pré-menopausa, menopausa, pós-menopausa, em regime de reposição com hormônios estrógenos, e também nos indivíduos em uso de hormônios tireoidianos, corticosteróides, e medicamentos anticonvulsivantes.

   Nas crianças, está indicado quando há necessidade de acompanhamento do desenvolvimento ósseo, em doenças osteometabólicas, e ocasionalmente em regimes dietéticos para emagrecimento.