Bem-vindo ao Centro Clínico Raio Som

(51) 3484.4000 07:10 - 19:00 (Seg-Sex) 08:00 - 12:00 (Sáb)

Densitometria Óssea

   A densitometria óssea é um exame de radiologia que possui qualidade e precisão para avaliar a densidade dos ossos. Os resultados obtidos nos exames são comparados com um grande banco de dados de padrões clínicos para idade, cor e sexo de cada paciente.

   A densitometria óssea é utilizada para diagnosticar quadros de osteopenia ou de osteoporose, doenças nas quais a densidade e a quantidade minerais ósseas são baixas, aumentando o risco de fraturas.

   A osteopenia é uma afecção óssea na qual os ossos perdem estes minerais e têm menor densidade, o que os torna mais frágeis. Quando a perda óssea é grave, a afecção se chama osteoporose.

   Os objetivos do exame são: Avaliar o grau de osteoporose; Indicar a probabilidade de fratura; Possibilitar a obtenção da curva de perda óssea através do tempo (quando a avaliação é feita periodicamente); Auxiliar no tratamento médico.

   O exame está indicado em mulheres em fase de pré-menopausa, menopausa, pós-menopausa, em regime de reposição com hormônios estrógenos, e também nos indivíduos em uso de hormônios tireoidianos, corticosteróides, e medicamentos anticonvulsivantes.

   Nas crianças, está indicado quando há necessidade de acompanhamento do desenvolvimento ósseo, em doenças osteometabólicas, e ocasionalmente em regimes dietéticos para emagrecimento.


Orientações pré-exame


* Exame Realizado com agendamento prévio;

* Não atendemos sem solicitação médica de acordo com nosso protocolo de atendimento;

* Chegar 15 minutos antes;

* Trazer documentos com foto (RG/CNH/CPTS) obrigatório e Certidão de Nascimento (0 a 12 anos);

* Trazer exames anteriores.


Restrições para exame:

* Ter realizado exame com contraste oral ou endovenoso na semana anterior ao exame;

* Capacidade máxima do equipamento: 140kg.



Recomendações para exame:


* Suspender qualquer medicamento que contenha cálcio um dia anterior ao dia do exame e retornar uso após realizar o mesmo;

* Fazer jejum de 4 horas;

* Não ingerir alimentos e nem quantidades grandes de líquidos;

* Não fazer exercício físico extenuante 24 horas antes do exame;

* Preferencialmente bexiga vazia;

* Utilizar roupas confortáveis e sem metais.


Laudo:


O laudo e as imagens ficarão disponíveis na Matriz após 3 dias úteis. O laudo e as imagens também estarão disponíveis na Internet, para acessá-lo entre em nosso site www.raiosom.com.br ou baixe o Aplicativo


Entrega de exames são realizados de segunda a sexta-feira das 08:00 as 19:00, sem fechar ao meio dia, mediante apresentação do protocolo de retirada ou documento com foto do paciente.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando neste site você concorda com a Política de privacidade e Cookies